Páginas

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Quando começo a educar meu cão?



Uma pergunta freqüente é qual é a melhor idade para se adestrar um cão.


Muitos adestradores afirmam que é com 6 meses, outros dizem que é com 8 meses e tem aqueles adestradores inclusive, que pegam os cães com 2 ou 3 meses apenas para segurar o cliente.
Estamos aqui para informar quais são as fases do cão, e a diferença de adestramento e educação.

O que é Educação?

Educação como o próprio nome já diz, é educar, ensinar os bons modos ao cão. Alguns exemplos são: fazer as necessidades no local correto, não fugir, parar de pular nas pessoas e comportamentos desagradáveis em geral.
A educação visa também melhorar a ligação entre dono e cão, assim como cão e sociedade pois, socializar o cão é muito importante. Hoje fala-se muito em depressão, síndrome de separação e até mesmo bipolaridade canina, mas esses comportamentos são evitados com um bom trabalho de educação.




O que é uma boa educação?

 A melhor maneira de se educar um cão é através de impulsos positivos ou do Condicionamento Operante, o mais importante é que o cão entenda quem é o líder na casa e que ele entenda sua função na casa, caso contrário ele pode ter crises de ansiedade, tornando-se agressivo e instável emocionalmente. O motivo é simples, o cão tem 75% do seu DNA idêntico ao do lobo, o lobo é um animal primitivo e que tem funções e drives específicos, caso o cão não tenha um líder na matilha irá tornar-se o líder e muitas vezes ele pode não estar preparado para a função. Os únicos cães que ocupam a liderança sem problemas são os cães Alpha, mas isso é assunto para um próximo post.

O Cão tem que saber que o dono é superior hierarquicamente a ele.





Quando Começar um trabalho de Educação? 

Os filhotes geralmente são desmamados aos 45 dias de idade e vão para suas novas casas. A educação deve começar no instante em que o cão chegar ao novo lar, seja ele filhote ou adulto. O cão entra em casa e a educação começa, pois a demora em educar implica em maiores dificuldades na correção dos comportamentos indesejáveis.




O que é Adestramento?

O adestramento (deriva da palavra francesa dresser, que significa "treinar"). Senta, deita, rola, fica, aqui, morto dentre outros comandos, adestrar é treinar, ensinar comando ao cão, o adestramento ajuda muito no condicionamento do cão para a educação e sociabilização.





 O Que é um Bom Adestramento?

Um bom adestramento acontece quando o dono tem uma boa interação com o cão, onde o comando é obedecido imediatamente e quando o cão tem prazer em obedecer.



Quando começar o adestramento?

Os primeiros comandos de adestramento, os mais simples, podem ter inicio aos 3 meses de idade ou após tomar 3 doses da vacina, nessa fase devemos apresentar tudo ao cão e também ter paciência e força de vontade para ensinar comandos a ele. Para evitar futuros medos, traumas ou comportamentos indesejáveis, como atacar outros animais, pessoas ou veículos, é fundamental que o cão conheça outros sons, animais e pessoas.
Alguns comandos exigem certa maturidade do cão, devendo assim esperar até que ele possa entender tais comandos, isso ocorre em média entre o 5° e o 6° mês de idade.


O que é Guarda?

Guarda é o trabalho de ensinar o cão a proteger o dono ou seu território, existe a guarda territorial e a guarda pessoal. O trabalho de guarda, defesa ou proteção, é o mais difícil de se fazer pois, é 100% realizado sob o instintivo do animal.


 Guarda Territorial: Na guarda territorial o cão não deve aceitar nenhuma pessoa estranha, dentro ou tentando invadir seu território, devendo latir com tom agressivo. Caso o invasor não se retire, ele deve atacar com uma mordida em presa, segurando o invasor e não deixando-o fugir.



Guarda Pessoal: O cão deve proteger o condutor e atacar sob comando, no caso de aproximação suspeita o cão dará o alerta latindo fortemente, se surpreendido ele atacará o suspeito.
  



Quando começar a Guarda? 

A iniciação de guarda pode começar a partir dos 4 meses de idade, mas deve ser apenas uma brincadeira ensinando o cão a morder, e deve-se também ter cuidado com os dentes sabendo a dentição completa dos cães só acontece aos 7 meses. A iniciação de guarda não passa de uma brincadeira, a idéia é ensinar o cão a morder e caçar, jogar bolinha e brincar com panos é muito bom pois esta brincadeira reforça os drives de caça do cão. No entando, o trabalho de figuração ou guarda definitiva deverá ser realizado a partir dos 12 meses de vida do cão e por um figurante habilitado, alguns cães são mais tardios e só podem começar após os 18 meses de vida.

  



Um bom cão de guarda não é o mais agressivo e sim o mais controlado e seguro. 





Importante: Muitos adestradores começam a trabalhar a guarda definitiva quando o cão esta com apenas 8 meses de idade, isso é errado pois o cão não tem maturidade física nem psicológica para fazer o treinamento, podendo desenvolver um comportamento descontrolado e até agressivo, inclusive com os donos. O treinamento precoce poderá também desenvolver traumas e fobias, por isso é importante escolher adequadamente o adestrador. Vale lebrar que a escolha adequada do filhote é fundamental para o melhor desempenho da função (vide postagem anterior).


Em breve mais postagens.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário